Marcadores

domingo, 24 de março de 2013

A Bússola de Ouro


Objetiva
Philip Pullman - 365 páginas

A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo. Os outros dois livros da série são A Faca Sutil e A Luneta Âmbar. Escrito pelo inglês Philip Pullman e traduzido para o português por Eliana Sabino. O livro foi publicado primeiramente em 1995, na Inglaterra, com o nome de Northern Lights (Luzes do Norte). A primeira publicação no Brasil foi feita pela Ed. Objetiva no ano de 1998 com 365 páginas. O livro é dividido em três partes: Oxford (com nove capítulos), Bolvangar (com oito capítulos) e Svalbard (com seis capítulos).

O livro conta a história de Lyra Belacqua, uma menina órfã de 11 anos que mora na Faculdade Jordan na cidade de Oxford, Inglaterra, porém o mundo de Lyra não é o nosso, mas, sim um mundo paralelo ao nosso. Neste mundo os humanos têm dimons, que são animais inseparáveis, que fazem parte das pessoas como se fossem suas almas. Neste mundo também existem os gípcios (humanos que vivem viajando em barcos e não saem da água), os panserbjornes (ursos polares que falam e usam armaduras) e as feiticeiras do norte.

O dimon de Lyra é Pan, como ela ainda é uma criança, Pan não tem uma forma definida e pode ser qualquer animal. Ela tem um tio, Lorde Ariel, que é um grande explorador da Jordan que fala para Lyra de umas partículas chamadas Pó. O melhor amigo dela é Roger Parslow, o ajudante da cozinha. Lyra é uma menina arteira e brinca por toda a faculdade. Até que começam a surgir boatos de sequestradores de crianças, os Globblers. Lyra não se importava com isso até Roger ser raptado.

Logo Lyra conhece a Sra. Coulter, uma mulher linda, elegante, inteligente e simpática. O Reitor da Faculdade Jordan oferece a Lyra à oportunidade de morar com a Sra. Coulter em Londres, Lyra aceita. Mas, antes de partir, o Reitor lhe da um estranho objeto: O Aletiômetro. E fala a ela que não deve falar disso a ninguém, especialmente a Sra. Coulter. Lyra percebe que a Sra. Coulter não é tão boa assim e que ela esta envolvida com os Globbers. Ela foge e é encontrada pelos Costa, uma família gípcia. A partir daí Lyra parte para o Norte pra resgatar seu amigo e descobrir a conexão do Pó em tudo isso. No caminho ela descobre como usar o aletiômetro e conhece pessoas como Lorde Faa (o rei dos gípcios), Farder Coram (o conselheiro de Faa), Iorek Byrnison (um paserbjorne) e Serafina Pekkala (uma feiticeira) que lhe ajudam e tenta desvendar os mistérios do Pó e dos mundos paralelos.

        Essa aventura leva o leitor a viajar por um mundo repleto de mistérios e perigos junto com Lyra e Pan, para descobrir os segredos das longínquas e fantásticas terras nórdicas. Com um final surpreendente e comovente A Bússola de Ouro envolve o leitor durante todo o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário